Tromba d' água...Chuva inunda Afonso Cláudio e Castelo ...

Chuva inunda Castelo e Afonso Cláudio



06/12/2009 - 19h22 ( - Da Redação Multimídia)
Elisangela Teixeira
cachoeiro@redegazeta.com.br



foto: Maxwell Lamas - eu aqui
Chuva provoca destruição em Afonso Cláudio, no interior do Estado. Veja a Galeria de Fotos


Pelo menos 14.500 moradores da cidade de Castelo, sul do Espírito Santo, foram atingidos pela chuva na madrugada deste domingo (06). O nível do rio Castelo subiu sete metros e, segundo a Defesa Civil do município, mais de 1.200 pessoas ficaram desalojadas e 40 desabrigadas. A enxurrada também atingiu fortemente as cidades de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Marechal Floriano, todas no interior capixaba.

Em Castelo, o distrito de Aracuí e nove bairros da sede do município foram atingidos, mas a situação mais grave foi nos bairros Niterói e Garage, que tiveram o acesso impedido devido a grande quantidade de água.

Os moradores das comunidades foram levados para escolas e igrejas. "  Passei a noite tensa, na expectativa de que alguma coisa pior pudesse acontecer, vigiando se a água ia invadir minha casa", contou a dona de casa Laudicéia Frossard. O coordenador da Defesa Civil de Castelo, Lúcio Cesconetti, afirmou que os estragos foram minimizados, com a ajuda das cidades vizinhas.

"Desde a manhã de sexta-feira carros de som passaram pelas ruas fazendo o alerta à população. Pedimos que os moradores saíssem dos locais de risco, depois de entrarmos em contato com Conceição do Castelo e Venda Nova e sabermos do excesso de chuva nestes locais. Geralmente a chuva de lá desce e vem tudo para cá", conta.

Foi o que fez a dona de casa Celina da Silva, 53 anos. Ela, o marido de 75 anos e três filhas juntaram os pertences e foram para a casa da vizinha. "Ontem (sábado) parecíamos formiguinhas. Todos os moradores do bairro carregando o que tinham. Tem gente em casa de parente, vizinho e outras pessoas na igreja. Estou esperando a água baixar para ver como ficou minha casa", disse Celina, quando estava próxima a entrada alagada do bairro Garage.

A Defesa Civil informou ainda que houve queda de barreiras e estradas ficaram interrompidas na zona rural, no entanto sem gravidade. Na tarde deste domingo, a chuva havia diminuído e o nível do rio estava baixando aos poucos. Esta é a segunda enchente em Castelo este ano. A pior de da história do município foi em janeiro, quando 3.000 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e 400 casas foram atingidas praticamente de surpresa pela água, que subiu rapidamente e deixou um rastro de destruição por onde passou.

Afonso Cláudio

foto: Sidney Augusto Mendes Junior- eu aqui
Veja as fotos enviadas por internautas das cidades de Afonso Cláudio, Castelo, Laranja da Terra e Marechal Floriano. Galeria de Fotos


Os moradores da cidade de Afonso Cláudio, na região Serrana do Espírito Santo, ainda tentam contabilizar o prejuízo causado pelas fortes chuvas que atingiram o município neste fim de semana. O Rio Guandu, que corta a cidade, subiu e inundou diversas casas, inclusive no centro de Afonso Cláudio. Neste domingo, a água do rio baixou cerca de dois metros.

O bairro mais prejudicado foi o Boa Fé, que fica às margens do Rio Guandu, e onde está localizada a sede de uma empresa de transporte rodoviário. Segundo moradores, havia três carros pequenos no estacionamento da empresa, que foram arrastados pelo rio.

Ruas estão intransitáveis na cidade e em comunidades rurais. No interior do município, nos distritos, cerca 15 pontes foram levadas pelas águas e várias comunidades estão ilhadas. Existe a suspeita do desaparecimento de um homem conhecido na região como Daniel "  Beijoqueiro". Com isso, o número de desaparecidos com a chuva chegaria a dois, em Afonso Cláudio."



fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/573780-chuva+inunda+castelo+e+afonso+claudio.html

Postar um comentário

0 Comentários