"Frente fria traz chuva e queda de temperatura para a Grande São Paulo"

"Frente fria traz chuva e queda de temperatura para a Grande São Paulo"

02/07/2009

"No fim de semana o sol aparece, mas ainda há condições de chuva"

"A passagem de uma frente fria sobre o Estado de São Paulo fechou o tempo em toda a região metropolitana, segundo a Climatempo. Como se não bastasse a chuva, os paulistanos voltaram a sentir um pouco de frio, depois de dias de sol e até calor.

As nuvens carregadas desta frente fria provocam chuva já ao amanhecer em muitas cidades do centro-oeste e o sul do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira, a frente fria ainda terá influência no tempo.

A previsão é de um dia nublado e com chuva fraca na Grande São Paulo, no litoral, e também em regiões como o Vale do Paraíba, Campinas e Sorocaba. O ar muito úmido vai aumentar a sensação de frio, especialmente durante a tarde e à noite. Em outras áreas do interior também vai chover nesta sexta-feira. O tempo deve continuar seco apenas em poucas cidades do extremo norte do Estado, próximas do Triângulo Mineiro.

No fim de semana, o sol reaparece entre muitas nuvens na Grande São Paulo, no litoral e no interior, mas ainda há chance de chuva, principalmente no domingo. A temperatura sobe, mas só vai fazer um pouco de calor no interior do Estado. Quem for viajar deve redobrar a atenção com a má visibilidade no começo da manhã, por conta da neblina.
Velejadores se preparam para evento em Ilhabela
A passagem de uma frente fria mudou o tempo em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Nesta quinta-feira já chove com fraca intensidade sobre a região. Nesta sexta, a previsão é de céu nublado com chuva na cidade, segundo a Climatempo.

A notícia é animadora para os competidores que começam a chegar à pequena e bela ilha cravada entre Ubatuba e São Sebastião para participar da 36º edição da Rolex Ilhabela Sailing Week.

No domingo, primeiro dia de regata, os velejadores vão encontrar vento favorável chegando a 20 nós, de nordeste, na ida até Alcatrazes. A volta é em contravento.

Até quinta-feira, o vento sopra do quadrante norte, moderado. Na sexta-feira, dia 10, um a nova frente fria chega ao litoral paulista, segundo os meteorologistas.

Durante a 36º edição da Rolex Ihabela Sailing Week, conhecida como a semana de vela, os velejadores podem acompanhar a previsão da Climatempo, no mural do Yacht Club de Ilhabela.

Para os amantes de vela que apenas apreciam a beleza dos barcos e pretendem acompanhar de perto essa maratona, prepararem-se. Este ano, a edição terá uma grande novidade: as primeiras medalhistas olímpicas da história estão confirmadas na competição. O evento conta com a presença de velejadores experientes de toda América Latina que esperam usufruir das belezas do litoral norte de São Paulo e tentar o prêmio final.

Até o meio dia desta última quarta-feira, 65 barcos do Brasil e do exterior já haviam ancorado nos píers do Yacht Club de Ilhabela. Duzentos veleiros se inscreveram para esta edição que contará com participação recorde de tripulações femininas.

Frente fria vira o tempo no Rio de Janeiro

A semana começou com temperaturas um pouco altas para esta época do ano na cidade do Rio de Janeiro, mas uma frente fria se aproxima e nesta noite aumenta as condições de chuva. O tempo vai virar no Estado.

Pra se ter uma ideia, na região de Paraty, onde ontem começou a principal Feira Internacional Literária - Flip –, a quinta-feira amanheceu com bastante sol o que animou os participantes, mas a nebulosidade aumentou rapidamente e já ocorrem pancadas de chuva.

Depois de vários dias ensolarados e quentes, com calor acima dos 30ºC e, com a população ligando até o ar condicionado, a passagem da frente fria vai deixar a temperatura amena no Rio de Janeiro.

A capital fluminense amanhece nesta sexta-feira com céu nublado e chuva fraca. Um cenário bem diferente do começo da semana, segundo a Climatempo.

Para quem pensa em passar o final de semana em um lugar bucólico, repleto de mata verde e com um pouco de chuva e um certo friozinho de serra, o local indicado será Petrópolis. Neste fim de semana termina a Bauerfest, a festa do Colono alemão. Esse evento é realizado desde 1990, comemorando a chegada dos primeiros colonos alemães à Petrópolis, em 29 de Junho de 1845.

O fim de semana promete ser agitado no Estado do Rio de Janeiro, muitos eventos e passeios divertidos. Nada de desânimo! O sábado ainda será nublado, mas o sol volta a aparecer no domingo para a alegria dos fluminenses, segundo a Climatempo.
Brasília entra em situação de alerta, por conta do ar muito seco
A população do Distrito Federal vem sentindo esta semana o aumento do desconforto causado pelo ar seco. Os níveis de umidade têm baixando dia a dia. Ao meio-dia desta quinta-feira, a umidade relativa do ar era de apenas 21%, conforme medição do aeroporto Juscelino Kubitschek. Na tarde de ontem, a umidade já havia baixado para 17%, neste mesmo local. Além do ar seco, os brasilienses também têm tido tardes quentes, com calor em torno dos 28ºC.

Segundo a Climatempo, a acentuada queda da umidade do ar em Brasília nos últimos dias é conseqüência de uma grande massa de ar seco que se intensificou sobre o interior do Brasil. Os níveis de umidade têm baixando cada vez mais em quase todas as áreas do Centro-Oeste, no norte de Minas Gerais, no Tocantins, no sul do Pará e também muitas áreas do interior do Nordeste.

Por conta do ar muito seco, poucas nuvens estão conseguindo se formar sobre Brasília e a semana tem sido com sol forte. A temporada de seca começou efetivamente na capital federal, segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Pelo menos nas próximas duas semanas, a chance de alguma chuva é quase nula, completa Josélia."

A meteorologista adverte ainda que situações como estas serão cada vez mais comuns nos próximos meses e índices de umidade ainda menores poderão ocorrer em Brasília e em muitas outras áreas do País. O período de seca no Brasil está apenas começando. Daqui até o início da Primavera será cada vez mais raro a ocorrência de alguma chuva na maioria das áreas do Centro-Oeste, comenta Josélia."

"(Informações da Climatempo)"'
Acompanhe em tempo real as notícias da Climatempo

Postar um comentário

0 Comentários