Alerta para temporal, raios, rajadas de ventos e até granizo no Espírito Santo


Alerta para temporal, raios, rajadas de ventos e até granizo no Espírito Santo

Inpe divulgou um aviso de atenção para esta terça-feira, que abrange a região sul capixaba, além de parte da região serrana e da Grande Vitória


















Temporal deve atingir parte do Espírito Santo nesta terça
Foto: Divulgação



O tempo deverá ser chuvoso para parte dos capixabas a partir desta terça-feira (03). De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas, principalmente na região sul e serrana do Estado.
Segundo o aviso de atenção emitido pelo Inpe, para esta terça-feira há condição para pancadas de chuva que, localmente, poderão ser de forte intensidade, na região sul e em parte da região serrana e da Grande Vitória. Essas chuvas devem ser acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento, além de ocasional queda de granizo.
Segundo o instituto, essas condições meteorológicas se estendem por parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O aviso de atenção é emitido pelo Inpe quando há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.
Já de acordo com o Incaper, a instabilidade aumenta sobre a maior parte das regiões serrana e sul do Espírito Santo, durante a terça-feira, podendo ocorrer nessas áreas pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde.
Segundo o Incaper, uma massa de ar seco e quente mantém o tempo aberto nas demais áreas do Estado, sendo que pode ocorrer maior variação de nuvens na Grande Vitória e no sul das regiões nordeste e noroeste, mas sem chuva. A temperatura segue elevada e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral norte e metropolitano, mas algumas rajadas podem ser fortes no litoral sul.
Para a quarta-feira (04), segundo o Incaper, uma massa de ar seco e quente deixa o dia com sol e poucas nuvens sobre a maior parte do Espírito Santo. Ainda assim, no sul da região serrana e na região sul, exceto no litoral, áreas de instabilidade provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas, a partir da tarde. Já o litoral norte pode ter chuva passageira pela manhã, mas com predomínio de sol.
Nas demais áreas capixabas, que continuam sem chuva, a previsão é de sol e poucas nuvens. A temperatura se mantém elevada e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral norte, mas algumas rajadas podem ser fortes no litoral sul e litoral da Grande Vitória.
Já na quinta-feira (05), de acordo com o instituto, alguns trechos da região do Caparaó e do ABC Capixaba (Afonso Cláudio, Brejetuba e Conceição do Castelo) podem registrar pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, devido à atuação de áreas de instabilidade, mas o predomínio é de sol.
As regiões nordeste e norte e o centro-norte da região noroeste podem ter chuva passageira em algumas cidades, ao longo do dia, por causa da instabilidade fraca que avança do mar, mas o sol predomina. Sol e poucas nuvens sobre as demais áreas capixabas, que seguem sem chuva.

fonte e créditos:folhavitoria


Comentar agora!

Nenhum Comentário por enquanto.  :o
Envie o seu!
Comente Comentar agora!

Postar um comentário

0 Comentários